José Kappel

Um amor sobrevive ao outro.

Textos


 Baseado na Wikipedia, deputado propõe lei para MMA virar patrimônio cultural

 
 
Um projeto de lei que tramita na Câmara dos Deputados quer transformar os gladiadores do MMA em "patrimônio esportivo e cultural  do Brasil". A ideia foi apresentada este ano pelo deputado Ronaldo Martins, do PRB do Ceará,  que é pastor licenciado da Igreja Universal do Reino de Deus.

De acordo com o Art. 216 da Constituição, são patrimônios culturais brasileiros "os bens de natureza material e imaterial, tomados individualmente ou em conjunto, portadores de referência à identidade, à ação, à memória dos diferentes grupos da sociedade brasileira...".
 
O Olhar Olímpico ( A Folha ) procurou o deputado para entender a proposta, mas o chefe de gabinete dele afirmou que só o assessor Euller Barbosa conhecia o projeto e poderia falar a respeito.

No caso do projeto de Martins, chama atenção o fato de que a "Justificação" ou teor de todo Projeto de lei é, em sua maior parte, uma cópia do verbete "MMA" da Wikipedia. Trechos inteiros foram copiados e endossados no teor do Projeto.

O assessor do deputado, Euller Barbosa, acabou assumindo a responsabilidade da transcrição da Wikipedia, desculpando-se, dizendo que "a enciclopédia é uma referência cultural."
José Kappel e A Folha e Olhar Digital
Enviado por José Kappel em 08/05/2017
Alterado em 12/05/2017


Comentários

Tela de Claude Monet
Site do Escritor criado por Recanto das Letras