José Kappel

Um amor sobrevive a outro amor

Textos


 

Os Cães também sentem ciúme

 

Alguns adestradores e especialistas em comportamento animal, concordam com os resultados da pesquisa sobre  o ciúme canino e acrescentam que em momentos como choro de criança, os animais ficam agitados por causa desta necessidade de atenção.


Por outro lado, a psicologia humana associa o ciúme ao medo da perda, que acaba trazendo insegurança. Especialistas em comportamento animal também sugerem que isso explica por que cães se tornam agressivos quando seu dono está dando atenção para outros bichos e filhotes, e até menos quando dão carinho a pessoas.


Para outro especialista, a criação do animal e a forma com que ele convive com outros bichos pode determinar a forma como se comporta, influenciando em seu temperamento.

 

De toda maneira, preste atenção e tente identificar em que momentos seu cão sente ciúmes. Podendo controlar a situação, será melhor para ambos. 

 

De forma geral, bichos domésticos sentem ciúmes dos donos. Mas, nos cachorros, isso parece mais exacerbado. Eles também têm raiva, ansiedade, orgulho e vergonha;, revela o  psicólogo Morris. Em dois estudos feitos com 907 pessoas, o psicólogo disse que 81% consideram seus cãezinhos ciumentos.

 

 

 

E as cadelas ?

Um veterinário esclarece:

 

"

Porque a cachorra é ciumenta?

 

" De acordo com o médico veterinário Sérgio Alves Bambirra, o que chamamos de ciúme é, na verdade, instinto de liderança. Ele aparece quando o animal percebe que seu tutor não tem controle da situação. Isso quer dizer que se o tutor não comanda a situação, o pet assume! “Alguns animais possuem um instinto de proteção,surgindo dai o ciúme" 

 


 

Ciúme nos Humanos

 

No ciúme patológico nos humanos, o ciumento está sempre sob uma ameaça inconsciente de algum rival, tem obsessão em controlar a vida, o comportamento e os sentimentos do outro.

 

Tudo é exagerado e sem motivo aparente ou fato real. A pessoa torna-se totalmente insegura e controladora, cerceando a liberdade de quem o cerca.

 

Desenvolve um padrão de preocupação exagerada.
Muitas vezes mostra-se perfeccionista e excessivamente dedicado;
Mostra-se extremamente convencido de seus próprios pensamentos;
Não acredita nas evidências apresentadas pelo outro;
Acha que o outro está sempre mentindo e querendo enganar;
Esforça-se o tempo todo para controlar a outra pessoa;
Quer saber o que o outro está fazendo, pensando e aonde vai;
Quer saber por que o outro se veste de determinada maneira;
Desenvolve um sentimento de posse da outra pessoa.

Quer,  psicoticamente, controlar de todas as maneira a vida e o trabalho do outro

 

Segundo especialista o ciumento(a) deve consultar, de imediato um psiquiatra, pois os efeitos colaterais são graves para o organismo.

 

José Kappel, Revista SOCIOCIENTÍFICA e Thaiana Filla Brotto e psicóloga e especialista pela USP em Terapia Cognitiva e um texto do veterinário Sérgio Alves Bambirra.
Enviado por José Kappel em 24/09/2022
Alterado em 24/09/2022


Comentários

Tela de Claude Monet
Site do Escritor criado por Recanto das Letras